Ir para o conteúdo Ir para o menu de navegação

Leituras em destaque


comida pastosa

Nutrição na Residência Geriátrica Santa Inês

A alimentação saudável e balanceada na terceira idade é fundamental para garantir o estado nutricional do idoso, proporcionar qualidade de vida e auxiliar no quadro clínico de pessoas que precisam de cuidados especiais, como a maioria dos hóspedes da Residência Geriátrica Santa Inês. Nesta fase, nem sempre o processo de se alimentar é simples. Alterações nos mecanismos de defesa do organismo ou dificuldades para mastigar e engolir alimentos podem tornar a pessoa idosa mais suscetível a complicações decorrentes do consumo de alimentos, o que reforça a necessidade de cuidados diários para preparar refeições seguras. Planejar e utilizar medidas corretas durante o preparo dos alimentos é prioridade na Residência Santa Inês. O objetivo é contribuir para a satisfação com a alimentação dos hóspedes, evitando riscos de acidentes e danos à saúde, principalmente para quem já se encontra em idade mais avançada ou com doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer. O trabalho é multidisciplinar: a nutricionista responsável pela elaboração do cardápio, Cristiane Faraco, trabalha em conjunto com outros profissionais como fonoaudióloga e dentista, por exemplo. “A fono avalia como o paciente se comporta em relação a mastigação, se pode engolir todos alimentos ou se apresenta disfagia (dificuldade de deglutição), o que gera dependência no ato de se alimentar. Quando solicitada pela… Leia mais

Cuidados especiais para portadores de mal de Parkinson

Doença de Parkinson: dicas para a família lidar com a doença

Além da doença de Alzheimer e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), um outro tipo de doença que leva os pacientes e familiares a procurar a Residência Geriátrica Santa Inês, é a Doença de Parkinson, também conhecida como Mal de Parkinson. Uma patologia onde ocorre uma ruptura na coordenação motora do paciente, provocada pela redução progressiva na produção da dopamina em determinadas áreas do cérebro, um neurotransmissor responsável pelos movimentos, memória, sono, humor entre outras funções.

Cuidados especiais para quem é portador de Mal de Alzheimer

Alzheimer: saiba o que é preciso fazer para retardar seu avanço

Ela não tem cura, mas, se diagnosticada no seu estágio inicial, seu avanço pode ser retardado. Mesmo assim, dos mais de 1,2 milhões de casos desta demência no Brasil, a maioria deles ainda não foi diagnosticado. Estamos falando de Alzheimer, uma doença degenerativa que, dependendo de características individuais e dos cuidados oferecidos, pode levar o paciente a uma sobrevida de até 15 anos.

Cuidados especiais para quem teve um AVC

Dicas para lidar com pessoas que tiveram um AVC

Outubro é conhecido como o mês de combate ao câncer de mama, certo? Mas também é nesse mesmo mês que profissionais, familiares e entusiastas lutam contra outra doença letal: o Acidente Vascular Cerebral. Segundo a Associação Brasil AVC, a cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mas, além da morte, as pessoas acometidas por essa doença também podem ter sequelas que afetam sua autonomia para o resto de suas vidas. Por isso, é importante ter cuidados especiais com essas pessoas, especialmente se for um idoso.